?Em PeruĂbe, a vereadora Maria do Socorro Mendonça (PSD) apresentou projeto de lei que prevĂȘ a criação de uma polĂtica de conscientização e combate às prĂĄticas de Hoovering. Para quem não sabe (como este colunista não sabia), o termo designa a velha prĂĄtica de manipulação emocional, especialmente em contextos de relacionamentos abusivos.
VĂnculos tóxicos - A proposta da edil prevĂȘ a realização de campanhas educativas, com distribuição de material informativo, rodas de conversa, palestras, oficinas e encontros com profissionais da saĂșde mental e sobreviventes de relacionamentos abusivos. "O Hoovering Ă© uma forma sutil, porĂ©m perigosa de manipulação emocional exercida por pessoas abusivas, com o objetivo de controlar vĂtimas que buscaram romper vĂnculos tóxicos", justifica a parlamentar.
Aspirador - O verbo "hoovering" (em portuguĂȘs, "aspiração") surgiu por conta da marca de aspiradores de pó Hoover Company. Ela Ă© usada para descrever a tĂĄtica de manipulação emocional em que o agressor busca "sugar" a outra pessoa de volta ao relacionamento.
O que Ă© aspiração?
Hoovering não Ă© um diagnóstico nem uma ocorrĂȘncia psicológica reconhecida, mas isso não significa que não seja valioso. "Não Ă© um termo clĂnico, mas hoovering Ă© uma dinâmica muito familiar", diz o Dr. Albers. "Descreve com precisão um fenômeno de relacionamento que acontece todos os dias."
Hoovering, às vezes chamado de "hoovering narcisista", Ă© uma tĂĄtica de manipulação usada para atrair ou sugar uma pessoa de volta para um relacionamento do qual ela estĂĄ se afastando ou se afastando. Ă uma forma de reafirmar poder e controle e perpetuar um ciclo de abuso . A pessoa que pratica o hoovering obtĂ©m satisfação ao saber que tem o poder de fazer a pessoa voltar. Se o ciclo de abuso continuar, o hoovering pode evoluir para ameaças, perseguição e atĂ© violĂȘncia.
Fonte: Cleveland Clinic / e Jornal da Orla/Marco Santana














