BC libera resgate automático de dinheiro esquecido a partir desta terça-feira

O Banco Central (BC) disponibiliza, a partir desta terça-feira (27), a opção de solicitação automática de resgate de recursos no Sistema Valores a Receber (SVR). A medida é voltada ao chamado “dinheiro esquecido” em instituições financeiras, como bancos e consórcios, por cidadãos e empresas.
A nova funcionalidade torna mais simples o processo de devolução dos valores. “Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações”, informou o BC. As demais funções do sistema permanecem inalteradas.
Como habilitar o resgate automático de dinheiro esquecido
A adesão ao novo modelo é opcional e destinada apenas a pessoas físicas que tenham chave Pix do tipo CPF. A habilitação deve ser feita por meio de uma conta gov.br com nível prata ou ouro, além da ativação da verificação em duas etapas.
Após a autorização, os valores disponíveis serão creditados diretamente na conta do cidadão, sem necessidade de nova consulta ou solicitação. Também não haverá envio de notificação pelo Banco Central informando o resgate.
Exceções e limitações
- Valores relacionados a contas conjuntas ainda exigem solicitação manual;
- Instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuam utilizando o processo tradicional.
Segundo o Banco Central, a medida tem como objetivo “facilitar ainda mais a vida do cidadão”, eliminando a necessidade de consultas frequentes ao sistema para verificar possíveis saldos a receber.
Fonte: Costanorte / Foto: Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil